Professora e secretaria do SENAPREV Ana Maria Emos conta sua história no município
[ Entrevista ]
Entrevista a Jorge Ribeiro
Fotografia Débora Jesse
Nos conte um pouco da sua trajetória em profissional.
Ao terminar o magistério, em 1984, comecei a lecionar por meio de contrato na prefeitura de Goiânia. Em 1985, assumi uma vaga de efetiva no Estado. Naquele ano, ingressei na PUC com o curso de Pedagogia e, em 1991, conclui minha primeira pós-graduação em Alfabetização. Permaneci 14 anos na Escola Senador Canedo, onde atuei como professora, coordenadora pedagógica e gestora eleita pela comunidade. Posteriormente, lecionei para o curso de magistério no Colégio Pedro Xavier Teixeira até 97, quando pedi demissão do Estado e em 95 prestei novo concurso na prefeitura de Goiânia, trabalhando 11 anos na Escola M. Virginia Gomes Pereira como professora, coordenadora e gestora eleita por dois mandatos. Em 98, fiz um novo concurso em Senador Canedo e permaneci nos dois cargos. Em 2006, fui convidada pelo então prefeito Vanderlan Cardoso para assumir a pasta da Educação, onde permaneci até 2008. Nesse período, tive a oportunidade de criar os EMEIs, reformar 70% das unidades escolares, repassar recursos municipais diretamente às escolas, promover as eleições dos gestores, valorizar os professores com o plano de cargos e titularidades e os administrativos com a indicação do cargo de secretária escolar. Fui convidada a ser candidata a vereadora, apesar de ser muito bem votada não fui eleita. Em 2009, assumi a Diretoria da Mulher, onde desenvolvi vários projetos, organizando toda infraestrutura da Delegacia da Mulher, desenvolvendo ações de proteção e valorização das mesmas com palestras de combate a violência, cursos profissionalizantes, bolsa de emprego, acompanhamento às gestantes e outros projetos. Disputei novamente a vereança em 2012 e, apesar de 1225 votos, não superei a coligação partidária, ficando novamente na suplência. Já em 2013 recebi a missão do prefeito Misael de presidir e reformular o Iamesc e a SenaPrev. Após a reorganização, em 2014, separamos as duas autarquias e permaneci na presidência da SenaPrev. Em fevereiro de 2016, retornei para a sala de aula em Goiânia no CMEI Tia Jovita e em Canedo na Escola Benedito, no EJA, por falta de aluno fomos transferidos para a Escola Alexandre, onde permaneci até 2020. Aposentei em Goiânia e no ano passado fui convidada pelo prefeito Fernando Pellozo a assumir novamente o SenaPrev.
Como você recebeu desafio de dirigir a Senaprev e como você encontrou está autarquia?
Recebi o convite com extrema alegria e gratidão pela confiança delegada a minha pessoa. E me comprometi a fazer um trabalho de excelência junto ao SenaPrev. O município conta, atualmente, com 3.615 servidores efetivos que fazem suas contribuições mensais, 392 aposentados e 100 pensionistas que recebem seus proventos por meio desta autarquia. Recebemos o Senaprev com pendencias financeiras referentes à repasses de alguns órgãos da prefeitura e dois acordos financeiros em aberto correspondentes ao período de julho a dezembro de 2020, os quais não foram repassados. Podemos afirmar que a saúde financeira do Instituto de Previdência está bem consolidada, pois há cerca de 260 milhões aplicados que rendem mensalmente o suficiente para pagar todas as despesas administrativas juntamente com a folha de aposentados e pensionistas e o saldo destas despesas é mensalmente aplicado para garantir rendimentos e pagamentos da demanda crescente de aposentadorias e pensões.
Como seu trabalho pode contribuir para a melhoria da administração do município de Senador Canedo?
Sou extremamente proativa. Penso que o nosso comprometimento, disciplina, maturidade, experiência profissional, ampla visão das demandas do Instituto de Previdência, além de uma equipe engajada, qualificada e motivada serão essenciais para criarmos um ambiente favorável de trabalho. Vamos desenvolver um bom planejamento estratégico, com execuções assertivas, transparência na gestão e corte de gastos desnecessários. Além disso, implementaremos ferramentas, como um software de gestão previdenciária, arquivo digital, criação de site próprio, educação previdenciária, para proporcionarmos agilidade no atendimento aos segurados, melhor aproveitamento do espaço físico, redução de custos e acessibilidade à informação. Ou seja, garantir um melhor serviço ao segurado. Os desafios existem, mas temos o intuito de trabalhar para termos um Instituto de Previdência referência para o nosso estado e país.
Nos fale da família Emos, qual a contribuição que vocês deram a Senador Canedo?
Meus pais vieram para Senador Canedo em 1964 e, à época, pela inexistência de transporte público meu pai transportava os moradores para Goiânia e Bela Vista, contribuindo para locomoção desses pioneiros. Meu irmão Natal era incentivador do esporte. Ele participava e promovia vários campeonatos esportivos. Por amar tanto o esporte, faleceu em um acidente de paraquedismo em Minas Gerais representando o Estado de Goiás. Foi um momento de muita comoção e repercussão nacional o falecimento precoce dele aos 28 anos. A cidade passou por 15 dias movimentados com a presença de inúmeros repórteres e noticiários na mídia nacional levando o nome do município por todo país. Somos quatro irmãs e como professoras acredito que contribuímos na formação de muitos cidadãos neste município. Meus dois irmãos, o Júlio Emos que é bombeiro e o Paulo Emos que é socorrista no SAMU, tambem tambem deram sua contribuição, ambos ajudam a salvar vidas. Fui a primeira mulher nascida em Senador Canedo a concluir um curso superior. Acredito ter sido inspiração para muitos ex-alunos e, principalmente, mulheres a buscarem seus objetivos, participarem das disputas políticas e conquistas por espaços de poder. Outro legado dos meus pais: o amor, o respeito, a cumplicidade! Estão casados há 59 anos e serve de exemplo a muitos casais.
Quais são os valores que você cultiva e como isto será aplicado na gestão da Senaprev?
Amor, respeito, justiça, responsabilidade, honestidade, humildade.
Acredito que o amor é um valor extremamente importante em qualquer área da nossa vida, seja pessoal ou profissional. O amor é poderoso e, por consequência, agrega os demais valores. É uma característica peculiar, uma orientação do nosso prefeito Fernando Pellozo, e nossa também, de oferecer um serviço humanizado, no qual todas as pessoas que forem ao SenaPrev sintam se acolhidas, tratadas com respeito, carinho e equidade. O respeito nos leva a criar um clima de comunicação em que ninguém se sente atacado. Isso nos garantes uma consciência tranquila. Isso é responsabilidade com a gestão pública. Nossa equipe tem consciência que estamos ocupando um cargo público temporariamente de confiança e que estamos na função dos servidores municipais. Portanto, prestaremos um serviço de excelência!
Qual a Senador Canedo você quer ver ao final da administração do Fernando Pellozo?
A população viveu os últimos anos em total abandono. Vamos novamente construir uma cidade com qualidade de vida, com acesso à serviços essenciais básicos de qualidade. Garantir à população saúde, educação, segurança, infraestrutura com o foco nas pessoas. Uma cidade humanizada e solidária, aplicando bem e corretamente, sem desvios e desperdícios, o dinheiro público. Uma Senador Canedo sustentável, onde tenhamos orgulho de dizer: sou canedense e moro em uma das melhores cidades do Brasil. Uma cidade que vai voltar a cuidar das pessoas, que vai crescer e se desenvolver juntos com seus moradores. Simples assim.
Fonte:jornal O pequi
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por participar de nosso blog!