Histórico da Cidade de Senador Canedo

Histórico da Cidade

Por volta das décadas de trinta e quarenta, a região onde hoje é o município de Senador Canedo, era composta por grandes fazendas, distantes muitas léguas uma das outras. As terras que até o inicio do século XX pertencera ao Senador Antônio Amaro da Silva Canedo, nas décadas de trinta e quarenta, já pertenciam a outros donos.
Essa região tornou-se rota das grandes boiadas que saíam do norte do País ou do norte do estado de Goiás e eram conduzidas em direção a região Sudeste. A comitiva levava meses e meses para chegar a seu destino. O pouso das boiadas era feito a cada trinta quilômetros.
O município de Senador Canedo possuía duas regiões onde eram os pousos das boiadas. A região do Bonsucesso (Batata), e a região Bonito, divisa com o município de Bela Vista de Goiás.
Moravam nesta época na região onde hoje é Senador Canedo os seguintes fazendeiros: Dona Coracy, Dona Delfina Araújo, Dona Maria Evaristo, e os senhores: Firmino Rodrigues, Antônio Canedo, Orlando Ribeiro, Maria Evaristo, Sr. Joventino, Sr. Elizeu, Sr. Joviano, Sérgio Araújo, Eliziário Cícero Viera, Antônio Pedro, Sr. Porfírio, Joaquim Lino, Sr. Benício, Sr. Ademário, Dr. José Camilo, Benedito Cândido, João Rodrigues, Pedro Semino, Chico Roldão e Joaquim Capoeira.
Nesta mesma época, nas fazendas da região, eram cultivadas grandes lavouras de fumo, o que dava serviço temporário aos filhos dos agregados dos fazendeiros. Com a chegada da ferrovia foi montado um grande acampamento, no local onde hoje está a velha usina de cozinhar dormentes para a ferrovia. O local era, e ainda é muito plano, por isso deram nome ao local de Esplanada. Com o movimento da construção da ferrovia muitos agregados dos fazendeiros ficaram com vontade de morar em Esplanada, para ficar mais perto da Estação.
Surge então o primeiro loteamento de propriedade de dona Natália Ambrozina, o loteamento recebeu o nome de Vargem Bonita e se localiza abaixo da Estação. A primeira rua aberta foi a José Calaça, depois a Salatiel e assim por diante. A Estação recebeu o nome de Senador Canedo, porque naquela época, todas as Estações construídas recebiam o nome de um político importante.
Com a implantação desses dois arrojados projetos, veio também as duas primeiras linhas do transporte coletivo, através do Sub-Prefeito Walderico Nery Blamires e do Vereador, por Goiânia, José Eduardo.
No inicio da década de 80, Senador Canedo experimentou um crescimento populacional, com a chegada do transporte coletivo e o projeto Goiás Hortigranjeira, aumentou a demanda por novas escolas de ensino fundamental, o ensino médio que até o momento ainda não havia sido implantado, consolidou-se com a construção do colégio Pedro Xavier Teixeira. Neste período já eram grandes os rumores de emancipação política, só que a maioria da população não estava a par do movimento e nem sabiam o significado de tal feito.
Contudo, depois de uma série de estudos e levantamentos realizados pela Assembléia Legislativa, o Plebiscito aconteceu em 15 de novembro de 1987, onde o povo canedense mostra sua vontade pela emancipação. Então em 09 de Janeiro de 1988, o governador Henrique Santillo assinou Lei n° 10.435 de emancipação de Senador Canedo.
A emancipação tinha o papel de desenvolver o local e propiciar aos seus habitantes mais qualidade de vida, pois a infra-estrutura existente era precária e não atendia a demanda da sociedade, principalmente ao quesito emprego, pois nesta época era tido como cidade dormitório. Isto se dava por sua proximidade com a Capital do Estado, sendo propicio para a migração.
Em cinco anos a cidade sofre uma explosão demográfica, conforme dados do IBGE, contudo, sem planejamento e de forma desordenada, aumentando ainda mais as mazelas dos serviços públicos ofertados à população. O acréscimo da população urbana foi assustador, enquanto o decréscimo da rural apresenta-se cada vez maior.
Algumas empresas começam a vir para o município, no entanto ainda não são suficientes para gerarem emprego para grande parte da população, necessitando os municípes irem procurar emprego em Goiânia, como ainda o fazem hoje. Com uma arrecadação acanhada à época, o município pouco pode oferecer aos seus munícipes.
Com localização geográfica privilegiada, com boa malha viária, estando perto dos grandes pólos como Anápolis, Itumbiara, Goiânia e Brasília, em 1996 se instala no município um terminal da Petrobrás, incrementando seu crescimento econômico. A partir de então Senador Canedo começa a se fazer presente na lista dos municípios em destaques em arrecadação de ICMS.
Na arrecadação local os reflexos não foram os mesmos, por inexistência e/ou ineficiência de políticas de incentivos fiscais e de arrecadação de impostos sobre o IPTU e ISSQN. O crescimento econômico foi constante, outras grandes empresas vieram para o município, pois estava estrategicamente bem localizado e oferecia potencial logístico para grandes empresas. Atualmente Senador Canedo se apresenta como a quinta cidade mais competitiva do Estado, e a segunda maior arrecadador de ICMS. A atual administração tem investido no planejamento urbano e na sua infra-estrutura, dotando a administração de um aparelhamento público eficiente para atender a demanda da população com serviços de saúde e educação de qualidade. A cidade cresceu de forma descontínua, hoje contamos com quatro regiões, tendo até 10 Km de distância uma da outra, encarecendo a manutenção da máquina administrativa.

SENADOR CANEDO
A transposição do arcaico para o moderno - Jornal Opção De: 02 a 08 de setembro de 2007

Vanderlan Vieira implanta um novo conceito de se fazer política investindo na infra-estrutura de saneamento básico, educação, segurança e lazer para todos os segmentos sociais do município


A compreensão de uma cidade com suas demandas, principalmente em saúde, educação, segurança e o exercício pleno de cidadania, exige dos administradores, além de criatividade em face dos escassos recursos, uma visão moderna de gestor público e uma percepção aguçada para decifrar os anseios da população que compõe o aglomerado urbano. Partindo dessas convicções, o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Vieira Cardoso, vem transformando o município. Um novo conceito de se fazer política foi implantado em Senador Canedo ao se investir na infra-estrutura de saneamento básico, educação, segurança e lazer para todos os segmentos sociais do município. Vanderlan está transformando o município num exemplo de modernidade administrativa. Os conflitos de cidadania, privilégios e descaso administrativos foram substituídos pelo diálogo permanente com a população, mostrando ao contribuinte e eleitor, a transparência e a aplicação correta dos recursos arrecadados.

Em agosto de 2007, o Jornal Opção teve a oportunidade de acompanhar dois importantes eventos: a inauguração de 475 coletores solares para famílias de baixa renda do Conjunto Habitacional Valéria Perilo e a entrega oficial da Praça Criativa no centro da cidade. No residencial Valéria Perillo, o prefeito Vanderlan Vieira e o governador Alcides Rodrigues entregaram aos moradores a primeira etapa do Programa de Pavimentação do Setor (galeria pluvial, asfalto, meio-fio e sarjeta), que fora realizado em parceria com o governo estadual. Também foi entregue às pessoas que foram beneficiadas com o projeto Chuveiro Solar, equipamento para economia de energia elétrica, feito em parceria entre a Celg e a Prefeitura de Senador Canedo.

Praça Criativa—O principal evento foi a inauguração oficial da Praça Criativa, um conjunto de espaços que abriga, desde pista para skates à ginástica aeróbica. Os equipamentos de ginásticas, da Academia Espaço Aberto, estão à disposição da comunidade todos os dias, onde um professor de Educação Física, dá aula gratuita de ginástica localizada e aeróbica para a comunidade. Já estão cadastrados mais de 200 alunos, que além de participarem das aulas, tem acompanhamento médico e palestras com profissionais de nutrição e saúde. Fazem parte também do cotidiano da Praça Criativa, aulas de ginástica localizada, capoeira e karatê. No sábado e domingo, duas outras modalidades são incorporadas ao projeto: a Feira Criativa e o Jovem Criativo quando tem apresentações de música e dança. No mesmo dia da inauguração, foram montadas tendas da Secretaria Municipal de Saúde, para entrega de medicamentos de alto custo e alimentação especial. Além da Inauguração do Projeto Municipal Mil Sorrisos, que entregará próteses totais a mil idosos do município, além do tratamento especializado gratuitamente. Ainda no Espaço Coberto da Praça foi realizada a I Mostra de Educação Infantil.

O governador Alcides em seu discurso sintetizou para todos os presentes, principalmente secretários de governo, prefeitos, deputados e convidados que se acotovelavam no grande palco montado na Praça Criativa: "Vanderlan, você é um prefeito moderno e realizador. Parabéns pela bela administração"!

Comentários

  1. Boa noite. Fico feliz por saber que muitas pessoas se preocupam com a trajetória da cidade de Senador Canedo. Estou desenvolvendo escritos que estão intimamente relacionados ao aspecto histórico da cidade, de forma que as informações expostas no blog serão de grande valor. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por participar de nosso blog!

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos