São Paulo registra primeira morte por coronavírus no Brasil


Paciente era homem, com 62 anos, que não viajou e tinha histórico de diabetes e hipertensão.

O estado de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. O paciente era homem, com 62 anos e tinha um histórico de diabetes e hipertensão. Ele não tem histórico de viagem.Existem, ainda, quatro outros óbitos no mesmo hospital, que ainda não se sabe qual o agente causador, segundo informações do coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip.

O secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, informou que a vítima está sendo tratada como caso de transmissão comunitária do vírus. “Temos de repensar cada vez mais as medidas de prevenção, principalmente por se tratar de um óbito comunitário”, declarou o secretário.
Questionados sobre a quantidade de pacientes em estado grave, os representantes do governo afirmaram que não há, ainda, um levantamento consolidado.


“De forma geral, a situação em São Paulo segue o padrão: 80% são leves e 20% são pessoas que precisaram ser internadas. Das que foram internadas, 5% estão em situação grave, o que deve ser um contingente de 30 pessoas”, disse Paulo Menezes, coordenador do Comitê de Operações de Emergência em SP.São Paulo é o estado com maior número de casos da doença. Até o balanço da segunda-feira 16 eram 152 pacientes confirmados e mais de 1.000 suspeitos. Nesta tarde, haverá nova atualização e a tendência é o número ser maior.

Em entrevista mais cedo, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), lamentou a morte e destacou a gravidade da situação. “Isso mostra a gravidade desta pandemia, que não é uma marolinha, como muitos querem fazer crer.”A capital paulista decretou estado de emergência em saúde. Isso significa que a prefeitura pode requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa e poderá adquirir bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência sem a necessidade de licitação.
Já o governo do estado decretou a suspensão gradual das aulas em escolas públicas e expandiu a recomendação para escolas particulares. Também estão proibidos os eventos com mais de 500 pessoas, para evitar aglomerações. Serão fechados por 30 dias museus, bibliotecas, teatros e cinemas.
O Ministério da Saúde orienta a população a ficar em casa e só sair em caso de necessidade, para diminuir a velocidade de contágio. O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 17, um pacote emergencial de 147 bilhões de reais para atenuar os efeitos do coronavírus na economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos