Novo regime interno da ALEGO antecipa eleição e inclui cota para mulheres na mesa diretora da casa

Com 37 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção, os deputados aprovaram em segunda e última votação, o projeto de nº 3912/19, de autoria do deputado Lucas Calil (PSD) e outros, que faz modificações no Regimento Interno da Casa. O projeto antecipa a eleição da Mesa Diretora, de junho de 2020 para o dia 30 de outubro de 2019, e cria o cargo de 3º vice-presidente na Casa.
Ao final da sessão ordinária desta terça-feira, 22, o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), afirmou que será candidato na próxima quarta-feira, 30, e que se o cenário não mudar, o consenso de chapa única deve prevalecer e sua reeleição estará garantida. ““Hoje nós temos uma condição muito boa de disputar a reeleição, por isso, vou colocar meu nome à disposição nas eleições do próximo dia 30. Creio que se o cenário não mudar, chegaremos ao consenso de uma chapa única. Se não for possível, vou disputar a eleição, sem dificuldade nenhuma”, pontuou.
O deputado disse ainda que o diálogo tem sido fortalecido ao longo dos nove meses de gestão com avanços importantes como o duodécimo e as obras da nova sede. “Tenho tido o apoio da grande maioria, tanto é que hoje o projeto da reeleição foi aprovado mais uma vez por unanimidade e creio que na próxima quarta-feira, chegaremos aqui em condições de disputar a reeleição para o próximo biênio”, completou.
A antecipação das eleições foi proposta pelo deputado Henrique Arantes, anexada na proposta do deputado Lucas Calil.  a justificativa dos parlamentares é que 2020 é ano eleitoral e o foco não deve ficar em eleição da mesa diretora, mas no trabalho que precisa ser feito no interior e nas eleições municipais. O projeto promove ainda o fortalecimento da voz feminina dentro da Assembleia, com uma equiparação quanto ao direito de fala, com a inclusão de uma proporção de duas vagas das nove totais, para as deputadas Lêda Borges (PSDB) e Adriana Accorsi (PT). 
Origem das mudanças
No dia 26 de junho deste ano, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, em segunda fase de discussão e votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 331/16, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que permite a reeleição para a presidência da Casa. A proposição foi apreciada, durante a Ordem do Dia, com 34 votos favoráveis, dois contrários e nenhuma abstenção. Os dois votos contrários foram de Amauri Ribeiro (Patritota) e Humberto Teófilo (PSL).
O projeto original prevê modificações no artigo 76 da Resolução 1.218, de 2007, que altera a proporcionalidade no Pequeno Expediente, com intuito de fortalecer a voz feminina dentro da Casa. A matéria recebeu emenda na CCJ, onde foi inserida mudança que prevê a antecipação das eleições para a Mesa Diretora de 30 de junho da 2ª Sessão Legislativa, conforme o artigo 5º do Regimento Interno, para o dia 30 de outubro do corrente ano. 
Font

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Histórico da Cidade de Senador Canedo

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos