Pesquisa Serpes aponta liderança de Marconi, seguido de perto por Iris

O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa pelo governo de Goiás, mas é seguido de perto pelo segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), mostra pesquisa Serpes/O POPULAR realizada entre os dias 7 e 13 - a primeira após as desincompatibilizações. O tucano está à frente nos quatro cenários da pesquisa estimulada, com vantagem de 3,7 a 4 pontos porcentuais sobre o peemedebista (veja quadro). Ambos já foram governadores por dois mandatos. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos para mais ou para menos e foram entrevistados 1.001 eleitores em 57 municípios.

No cenário em que o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) é o único pré-candidato da base do governo Alcides Rodrigues (PP) na disputa, Marconi lidera com 43,7 das intenções, diante de 39,9% de Iris - diferença de 3,7 pontos porcentuais entre eles. Vanderlan tem 3,7% das intenções, seguido pelo candidato do PSOL, Washington Fraga, que aparece com 0,3%. Os eleitores indecisos ou que votariam em branco ou nulos são 12,5%.

Na pesquisa anterior, publicada em 19 de outubro, Marconi e Iris apareciam tecnicamente empatados nos três cenários em que foram colocados em confronto. A máxima diferença entre eles era de 2,1 pontos porcentuais: o tucano aparecia com 42,2% das intenções e o peemedebista, com 40,1%. Na terceira posição estava o deputado federal Rubens Otoni, apresentado como pré-candidato do PT, com 4,1% das intenções.

O cenário com Marconi, Iris e Vanderlan na disputa é o que mais se aproxima da realidade atual da disputa. Iris e Vanderlan renunciaram no fim de março aos cargos de prefeito para se habilitar para a disputa eleitoral de 3 de outubro, conforme exige a legislação eleitoral. Pela mesma regra, Marconi não precisa se desincompatibilizar, mas o tucano também já confirmou que concorrerá ao governo.

Demais cenários

A distância entre Marconi e Iris permanece inalterada no cenário em que - mesmo com Vanderlan na disputa - o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga (PP) são incluídos. O senador tem 42,3% das intenções e Iris, 38,5%. Caiado e Vanderlan estão tecnicamente empatados, com 3,8% e 3,3%, respectivamente. Braga tem 0,3% das menções e Fraga, 0,1%. As respostas de indecisos, dos que votariam em branco ou anulariam o voto somam 11,8%.

No cenário em que Braga é retirado da disputa, Marconi tem 42,4% das intenções e Iris aparece com 38,7% - diferença de 3,7 pontos porcentuais. Caiado obtém 3,9% das citações e Vanderlan, 3,4%. Fraga aparece com 0,1% e os eleitores indecisos e que votariam em branco ou nulo somam 11,6%.

No cenário sem Vanderlan, a diferença entre Iris e Marconi atinge o maior patamar, 4 pontos porcentuais, e o senador obtem seu melhor índice. O tucano tem 43,6% das intenções, Iris, 39,6% e Caiado, 4% das intenções. Braga aparece nessa simulação de disputa e obtém 0,4% das intenções e Fraga, do PSOL, 0,3%. As respostas de eleitores indecisos e que votariam em branco ou nulo somam 12,2%.

Regiões

Tomando como referência a pesquisa em que Vanderlan é o único candidato da frente governista, Marconi obtém seu melhor índice na Região Sul do Estado, em que aparece com 55,5% das intenções de voto. Já Iris está mais bem posicionado em Goiânia e na Região Central (veja relação de municípios na metodologia), com 46,2% em cada uma, mostra a pesquisa Serpes. As intenções de voto em Vanderlan estão concentradas na capital (5%), no Centro (5,2%) - onde fica Senador Canedo -, no Sudoeste (7,3%) e na Região Noroeste (6,2%).

O índice de indecisos é maior no Entorno de Brasília, onde Marconi lidera com folga. Os eleitores que afirmam não saber em quem votarão somam 15,9%, além de 7,6% que dizem que votarão em branco ou nulo. Na região, o senador tucano aparece com 48,2% das intenções, seguido 21,1 pontos porcentuais atrás por Iris, que tem 27,1%. Já Vanderlan obtém 0,6% no Entorno.

Iris está à frente de Marconi na capital (46,1% a 32,1%) e no Centro (46,2% a 41%). O senador vence o ex-prefeito em três regiões - além do Entorno, Norte (54% a 37%) e Sul (55,5% a 35%). Os dois aparecem tecnicamente empatados, com o tucano à frente, no Sudoeste (42,7% a 39,1) e no Noroeste (45% a 43,8% das intenções).

Na divisão da pesquisa por sexo, faixa etária e nível de instrução, Marconi e Iris têm melhores índices entre os homens (43% e 41%, diante de 41,7% e 36,4% das mulheres, respectivamente). A preferência pelo senador cai à medida em que aumenta a idade do eleitorado (de 46,9% para 34,6% das intenções) e aumenta quanto maior for a instrução (de 39,5% a 46,9%).

Com Iris ocorre o inverso na divisão por nível de instrução - os menos escolarizados demonstram maior preferência pelo prefeito que os mais instruídos. Na divisão por idade, os índices oscilam. O melhor é entre os eleitores entre 35 e 44 anos (43,1%).



Espontânea traz empate na 1ª posição

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) estão tecnicamente empatados na pesquisa espontânea de intenção de voto para o governo de Goiás, mostra a Serpes/O POPULAR. Com 17,2% das intenções de voto, o peemedebista aparece ligeiramente à frente do tucano, que tem 15,1% das menções.

A distância entre eles - 2,1 pontos porcentuais - está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos, para mais ou para menos. No levantamento espontâneo, feito antes da apresentação da cartela de candidatos, o eleitor entrevistado indica livremente o nome de sua preferência para a disputa. Foram entrevistados 1.001 eleitores, entre os dias 7 e 13, em 57 municípios goianos.

Segundo o Serpes, a liderança de Iris na espontânea é reflexo da maior exposição do ex-prefeito na imprensa em comparação com o tucano, especialmente em Goiânia, em função de sua administração. Na pesquisa estimulada, o senador tucano lidera nos quatro cenários apresentados ao eleitor.

Indecisos

A principal novidade do levantamento atual em relação ao anterior, publicado em 19 de outubro, é que caiu o número de eleitores indecisos. Naquela rodada, os entrevistados que afirmavam não saber em quem votariam totalizavam 72,9%. Agora, 63,2% – queda no período de 9,7 pontos porcentuais. Quanto menor é o número de eleitores indecisos na espontânea, maior é o envolvimento do eleitor com a disputa eleitoral.

A comparação entre os números mostram que as intenções de voto dos eleitores que saíram da relação de indecisos migraram tanto para Iris quanto para Marconi. O senador tucano tinha em outubro 9,6% na espontânea, diante de 9,4% de Iris – também empatados tecnicamente.

Lançado no mês passado à sucessão pela frente governista, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) aparece na espontânea com 1,5% das menções dos eleitores entrevistados. O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga (PP) vêm a seguir, com 0,2% e 0,1%, respectivamente. Diversos outros nomes citados pelos eleitores somaram 1,3% das citações. Segundo o levantamento, 1,4% afirmou que votaria em branco ou nulo.

Na divisão por regiões, a pesquisa espontânea segue a mesma tendência do levantamento estimulado. Iris lidera com folga na capital, com 28,5% das intenções de voto, diante de 17,2% obtidos por Marconi.

O ex-prefeito de Goiânia está à frente ainda do senador no Centro, com 17,6%, diante de 12,9% obtidos pelo tucano. Na Região Noroeste, o ex-prefeito tem 27,5% das intenções e o senador, 22,5%.

Já Marconi lidera na Região Norte (21% a 15%) e no Sul (20,9% a 13,6%). Há empate técnico no Entorno de Brasília e na Região Sudoeste. Na primeira região, Marconi está ligeiramente à frente (5,9% a 4,7%).

Os indecisos na região somam 83,5%, o maior índice da pesquisa. No Sudoeste, o tucano tem 12,9% e o peemedebista, 10,9% das intenções de voto.


Metodologia:

A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos para mais ou para menos e foram entrevistados 1.001 eleitores em 57 municípios.

Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) protocolo 8.158/2010.

Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) protocolo 13.350/2010.

Comentários

  1. queremos ver uma nova pesquisa mas feita em todas as regioões entre marconi iris e vanderlan mas desta vez juntos com os candidatos a presidente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por participar de nosso blog!

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos