Senador Canedo inaugura Delegacia da Mulher

A Prefeitura de Senador Canedo se prepara com vistas a duas importantes inaugurações: da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e do Centro Integração da Mulher (CIM). O evento acontece no dia 30 de março, às 8 horas, na antiga sede da Diretoria de Esportes, no Condomínio Industrial Jardim Nova Goiânia. O prédio foi totalmente reformado e adaptado para oferecer estrutura diferenciada, rapidez e eficiência no atendimento aos casos de violência doméstica que envolvem mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

A organização do evento conta com a presença de vários delegados e policiais do Estado, além de autoridades políticas como o secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller, a secretária de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira),Denise Carvalho, além do prefeito Vanderlan Cardoso e do vice-prefeito Túlio Sérvio.

A especialziada será comandada pela delegada Bianca Melo Cintra, que observou que a nova Deam vai auxiliar não apenas nos trabalhos de atendimento à mulher que sofre agressão, mas vai contribuir também para desafogar o atendimento na Delegacia Geral. O município, a exemplo do que ocorre em todo o País, registra índices preocupantes de violência doméstica. Em média, ocorrem entre seis e oito ocorrências por dia.

Para o prefeito Vanderlan Cardoso, a nova unidade policial de proteção à mulher é uma grande conquista canedense. Ele agradeceu à sua equipe de governo por tornar essa reivindicação antiga uma realidade no município. "Graças a Deus, a Lei Maria da Penha veio para ficar. Agora, não tem conversa, quem agride mulher vai para a cadeia".

A titular da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Atenção à Mulher (Semasam), Marcelita Manze, ressaltou que o fim da violência contra a mulher ainda é um sonho, "mas, para sua realização, tornam-se necessários passos imprescindíveis como este". Sua antecessora no cargo, a primeira-dama do município, Izaura Cardoso, acrescenta que a administração pública está resgatando uma dívida com a mulher brasileira e defende que o combate à violência comece nas escolas, junto às crianças e jovens canedenses.

Casos
Em Senador Canedo, assim como em todo o Brasil, a maioria das ocorrências registradas de violência contra a mulher acontece dentro do ambiente familiar. Segundo a delegada Bianca Cintra os números preocupam. Em média, ocorrem entre seis e oito ocorrências por dia. "O medo é um dos fatores que fazem com que muitas mulheres tenham receio de denunciar o agressor. A nossa sede foi construída com o cuidado, inclusive, de considerar o estado emocional da mulher agredida. Montamos uma estrutura que acolhe a vítima, protegendo-a e motivando-a a reverter a situação em favor da aplicação justa da lei".

De acordo com a diretora de Atenção à Mulher Ana Maria Emos, uma das causas que levam ao silêncio das mulheres que sofrem agressão doméstica é a dependência financeira de seus agressores. Buscando reverter esse quadro, a Diretoria disponibiliza diversos cursos profissionalizantes, que são oferecidos em parceria com os Centros de Referência em Assistência social (CRAS) e com a ONG Vitória Rhégia nas modalidades de camareira, empregada doméstica e inclusão digital. Somente o curso de inclusão digital atende 95 mulheres por dia em duas turmas.

site: Prefeitura de Senador Canedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos