Delegacia da Mulher inicia operações até março

Já está em andamento o projeto que prevê a instalação da primeira especializada no atendimento a casos de violência contra a mulher, a criança e o adolescente de Senador Canedo. A delegacia deve ser inaugurada entre os meses de fevereiro e março e vai oferecer estrutura diferenciada para cuidar com mais rapidez e eficiência dos casos de violência doméstica que envolvem mulheres, crianças, adolescentes e também idosos.

O prédio que vai abrigar a nova delegacia ainda está sendo definido pela Polícia Civil e pela administração municipal. O imóvel será totalmente reformado e adaptado pela Prefeitura. De acordo com titular da nova delegacia, Bianca Melo Cintra “é grande o empenho da Polícia Militar, do prefeito Vanderlan Cardoso e da primeira-dama Izaura Cristina Cardoso para que a unidade entre em atividade o mais breve possível.

Realidade

Na maioria dos casos, a violência contra a mulher acontece dentro do ambiente familiar. Isso faz com que muitas delas tenham receio de denunciar seu agressor. Uma delegacia especializada deve oferecer ambiente diferenciado, que faça com que a vítima se sinta acolhida e motivada a reverter essa situação.

Atualmente, os casos de violência contra a mulher, crianças e adolescentes são registrados pela delegacia de Polícia Civil. Devido ao grande número de ocorrências, a distrital encontra dificuldades em atender todos os casos. O município, a exemplo do que ocorre em todo o País, tem registrado índices preocupantes de violência doméstica. Em média, são entre seis e oito ocorrências por dia. A nova delegacia vai auxiliar não apenas no atendimento à mulher que sofre agressão, mas também contribuir para desafogar o atendimento na delegacia geral.

Município

Hoje, Senador Canedo dispõem de um departamento responsável pela defesa dos direitos e pelo atendimento à mulher vítima de violência. Trata-se da Diretoria de Atenção à Mulher, um dos braços da SEMASAM. O órgão promove uma série de ações que visam combater a prática de agressões físicas e psicológicas, além de garantir o direito à cidadania.

A Diretoria de Atenção à Mulher realiza periodicamente palestras educativas em escolas, igrejas e associações de bairro, alertando as mulheres sobre seus direitos e informando sobre como agir em caso de violência. Aquelas que denunciam a agressão são atendidas e recebem toda assistência jurídica e psicológica necessária.

De acordo com a diretora Ana Maria Emos, uma das causas que levam ao silêncio das mulheres que sofrem agressão doméstica é a dependência financeira de seus agressores. Buscando reverter esse quadro a Diretoria disponibiliza diversos cursos profissionalizantes.

Os cursos são oferecidos em parceria com o Centro de Referência em Assistência social (CRAS) e com a ONG Vitória Rhégia nas modalidades de camareira, empregada doméstica e inclusão digital. Somente o curso de inclusão digital atende 95 mulheres por dia em duas turmas. A última formatura dos cursos profissionalizantes foi realizada no mês de dezembro de 2009, quando 250 alunas receberam seus diplomas.

Site:Prefeitura de Senador Canedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos