Justiça deve estipular prazo para acabar o curso de Direito dos assentados

Escrito por Marcley Matos

Justiça deve estipular prazo para acabar o curso de Direito dos assentados

O Ministério Público Federal (MPF) vai entrar com recurso para que Justiça especifique prazo para acabar com o curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) destinado a trabalhadores rurais. Apesar da decisão favorável para a extinção do curso, o juiz Federal Roberto Carlos não explicitou se a decisão produz efeitos imediatos.

Procurador da República e autor da ação que resultou na extinção do curso, Raphael Perissé diz acreditar que os embargos declaratórios serão suficientes para solucionar essa omissão na sentença. O embargo é o meio recursal cabível para esclarecer uma decisão judicial, seja decisão interlocutória, sentença ou acórdão, quando nela houver contradição, omissão ou obscuridade.



O curso oferecido pela UFG é resultado de um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo era atender exclusivamente os beneficiários da reforma agrária e seus familiares.

As irregularidades apontadas pelo MPF vão desde o uso ilegal de recursos da União até o desrespeito aos princípios da igualdade, legalidade, isonomia e razoabilidade. Para funcionar, o curso utiliza recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Porém, o objetivo do programa é fortalecer a educação nos assentamentos, utilizando conhecimento específico para o campo, o que não é o caso de um curso de Direito.

Na sentença, a Justiça Federal determinou a extinção do curso de graduação e declarou a ilegalidade do convênio firmado entre o Incra e a UFG.

Processo nº 2008.35.00.013973-0, da 9ª Vara da Justiça Federal em Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos