Agente penitenciário é condenado por morte de adolescente

O agente penitenciário José Freitas de Oliveira Filho, 50, foi condenado hoje (17) pelo 1° Tribunal do Júri de Goiânia a 15 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio duplamente qualificado do adolescente Paulo Reis Alves da Silva. Em maio de 2001, o réu, José Freitas, atirou no menor, de 15 anos, provocando sua morte. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o agente matou a vítima pensando se tratar de outra pessoa, com quem sua esposa havia tido uma discussão.

Durante o julgamento, a defesa negou a autoria do crime e pediu a absolvição do réu, que não compareceu à sessão. O júri, por sua vez, recusou o argumento e reconheceu as qualificadoras de motivo torpe e emprego de recurso que impossibilitou defesa da vítima, decidindo condenar José Freitas. O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, que presidiu a sessão, levou em consideração os maus antecedentes criminais do agente, além do fato de ele ter fugido da cidade após o crime e não ter agido sob circunstância relevante para a morte da vítima.

José Freitas está foragido e sujeito a um decreto de prisão preventiva. O julgamento ocorreu no Auditório da Faculdade Padrão, no Setor Rodoviário, e foi acompanhado por estudantes da instituição. ”Na sala de aula, nós participamos de júris simulados e, muitas vezes, alguns alunos mostram dificuldade na argumentação. Ver a atuação do promotor e da defesa nos ajuda a internalizar situações, posturas e referências profissionais”, disse o estudante do 7° período de Direito, Humberto Carlos de Castro Nunes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos