Para procurador, corregedoria de polícia é inconstitucional

Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República, respondeu às acusações que Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fez ontem sobre controle externo que o Ministério Público deveria exercer sobre o trabalho da Polícia Federal.

Segundo o procurador, criar uma corregedoria de policia é inconstitucional. Ele citou o artigo 129, inciso 7º da Constituição Federal, que dá ao Ministério Público a atribuição do controle externo. E aproveitou para destacar o exercício do trabalho pelo MPF:

- São centenas de procuradores fazendo este trabalho em todo o Brasil. Não é uma corregedoria que resolverá o problema do controle externo. Quando há um conflito, o Ministério Público submete centenas de ações penais contra policiais, e isso é controle externo. Quando o Ministério Público se manifesta contrário à prisão, é controle externo. E o Ministério Público faz tudo isso.

Gilmar Mendes botou pé firme na crítica que fez ontem e rebateu o procurador sobre a constitucionalidade da criação da corregedoria:

- [Criar ou não uma corregedoria de policia] É o Supremo que decide.

Blog do Noblat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos