Alcoolduto que será construído em Senador Canedo deve ir de Senador Canedo a Mato Grosso também.

Para Wagner Ramos, audiência pública realizada em Denise e a sensibilidade do governo devem agilizar instalação de usina de álcool e açúcar no município.



O líder do Partido Republicano na Assembléia Legislativa, deputado Wagner Ramos, disse hoje (19) que uma audiência pública realizada em Denise (208 km da capital, a sudoeste) reforçou a certeza de que Mato Grosso tem tudo para se tornar o próximo estado brasileiro a possuir o seu alcoolduto (corredor destinado à exportação de álcool) e um poliduto (para importação de diesel e gasolina).

De acordo com o parlamentar, o encontro – que reuniu autoridades estaduais e municipais, e centenas de pessoas na tarde desta quarta-feira (18) – serviu para sensibilizar o governo na liberação de uma Licença Provisória (LP), documento necessário para a instalação de uma usina de álcool e açúcar naquele município, pela CEVN (a Companhia Energética Verde Nova).

O projeto do grupo prevê cultivo e colheita de três milhões de toneladas de cana por safra – 40% desse total destinados à produção de açúcar e 60% de álcool, além da geração de cerca de 1.200 empregos diretos e cinco mil empregos indiretos. Com investimento inicial previsto da ordem de R$ 360 milhões, a CEVN tem como âncora do seu projeto a utilização do poliduto.

Segundo Wagner Ramos, a audiência em Denise foi altamente proveitosa porque conseguiu a aprovação de todos que participaram dela para a instalação da usina. “O anseio e a expectativa da sociedade local é grande por causa da geração de empregos e de renda para a região, e o governo está sensível a essa causa”, observou o parlamentar.

O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, reforçou essa posição. Ele disse que o governador Blairo Maggi considera importante a região e a instalação da usina da CEVN no município pelos mesmos motivos. A previsão é que as obras da usina sejam concluídas até 2010 quando deve ser iniciada a produção.

“Os relatórios do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) e da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) estão provocando o retardamento desse processo. Eles estão com os planejamentos técnico e ambiental já resolvidos e, principalmente, de atuação da empresa. Mas, certamente, agora tudo será solucionado”, previu o republicano.

Ele destacou que o médio-norte é o maior produtor de álcool do estado de Mato Grosso, responsável por 89% da produção total e citou as usinas de Barra do Bugres, Lambari D’Oeste, Campo Novo do Parecis, Nova Olímpia e São José do Rio Claro.

Além disso, ainda existem três plantas – a da CEVN e duas da Cia Terra, em Tangará da Serra – a primeira usina de produção de etanol a contar com a parceria da Petrobrás, num plano considerado ousado de exportação do combustível e geração de energia a partir da cana-de-açúcar. Para a vinda do alcoolduto e do poliduto para Mato Grosso, considerando a produção consolidada das onze usinas em operação nos seus municípios e os empreendimentos propostos para os próximos três anos, a partir de 2008 – o prazo definido inicialmente pela Transpetro, o estado vai passar dos atuais 800 milhões de litros de álcool/ano para um volume de produção na casa dos 3,7 bilhões de litros/ano.

A esse patamar somam-se novos investimentos como é o caso da Ciaterra, com dois projetos de 2,5 milhões de toneladas de cana, cada; e o Grupo Brenco (Companhia Brasileira de Energia Renovável), em Alto Taquari, com 35 mil hectares e três milhões de toneladas de cana.

“Com esses elementos, podemos considerar já atingida – com folga – a meta preestabelecida pela Transpetro para viabilizar economicamente o projeto e para que Mato Grosso se torne apto a ter seu alcoolduto – seja por Senador Canedo (MS) ou por Paranaguá (PR) – e seu poliduto”, comemorou o deputado Wagner Ramos (PR) por ocasião de uma reunião com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Na audiência em Denise, além de Wagner Ramos e José Aparecidos dos Santos, estiveram presentes o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan/MT), Arnaldo Alves Souza, vários prefeitos – entre eles o de Denise, Nortelândia, Barra do Bugres e Arenápolis, vereadores, representantes de segmentos organizados e moradores da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos