Índios libertam chefe da Funai em Roraima

Índios contrários à demarcação contínua de reserva exigem 60 passagens aéreas para Brasília. (Foto: Globo News/Reprodução)

Os índios Macuxi que ocupam a sede da Funai em Boa Vista (RR) liberaram, na noite desta terça-feira (27), o administrador substituto da fundação, Petrônio Oliveira. O prédio da instituição foi ocupado à tarde por cerca de 200 indígenas contrários à demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol. Os manifestantes exigem que a Funai compre 60 passagens aéreas para que eles possam ir a Brasília conversar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ocupação é organizada pela Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur). Segundo o presidente da entidade, Sílvio da Silva, a idéia é pressionar os ministros que votaram a favor da demarcação contínua da reserva. “Queremos saber em que dia será o julgamento e uma semana antes irmos para Brasília”, afirmou o indígena ao Globo Amazônia. De acordo com Silva, a demarcação contínua da reserva traria prejuízos econômicos para os índios. “O índio não poderá derrubar um pé de pau, fazer um açude, nada. O cidadão que faz a lei não tem conhecimento disso. Os Yanomami, por exemplo, estão passando fome, morrendo de falta de educação, transporte”, argumenta. Apesar de terem liberado todos os funcionários, os indígenas continuam ocupando a sede da Funai. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, a manifestação dos índios ocorre de forma pacífica, e ninguém até o momento foi ferido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos