Prefeitura de Senador Canedo recebe capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19

 Cinco capacetes respiratórios Elmo e 1000 máscara N95 foram doadas pelo MP-GO por meio de uma parceria público-privada

A Prefeitura de Senador Canedo recebeu a doação de cinco unidades de capacetes Elmo para auxiliar na terapia respiratória de pacientes acometidos pela Covid-19 e mil unidades de máscaras de proteção. O material foi entregue na segunda-feira, 26, no Ministério Público.

Após o recebimento, os capacetes foram destinados ao Pronto Socorro do Parque Alvorada. A unidade, que foi adaptada para receber pacientes com Covid-19, conta com 28 leitos, sendo 15 de semi UTI, equipados com ventiladores e monitores e, ainda, 13 leitos de enfermaria.

O prefeito Fernando Pellozo acompanhou a entrega dos equipamentos na unidade de saúde. “Agradecemos muito essa parceria do Ministério Público e a iniciativa privada, que sempre se prontificam e ajudam nossa população”, afirma o chefe do executivo municipal.

Os equipamentos são dispositivos de suporte Ventilatório não invasivo (VNI), capaz de manter uma pressão positiva e induzir o fluxo de ar para dentro do paciente. “Esses capacetes vão ser de suma importância para garantir a vida, a saúde das pessoas e, principalmente, que eles não agravam no seu quadro de Covid-19, evitando que precisem ser intubados”, explica a secretária de Saúde, Gercilene Branca.

De acordo com informações divulgada pela empresa Esmaltec, fabricante do capacete que foi desenvolvido no Estado do Ceará, o uso reduz em até 60% a necessidade de intubação e alivia consideravelmente o esforço do indivíduo ao respirar. Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas (21% – 100%), proporciona a recuperação da função pulmonar aos pacientes com insuficiência respiratória.

Para a fisioterapeuta Bruna Beatriz Santos, responsável pela terapia cardiopulmonar no Pronto Socorro do Parque Alvorada, os equipamentos vão auxiliar no tratamento que já é realizado com máscaras de VNI convencional. “A quantidade de oxigênio enviada para máscara e para o capacete é a mesma. Mas o Elmo não causa desconforto ao paciente, pois é fixado no pescoço, evitando vazamentos e perca de pressão, sendo mais eficaz”, explica a profissional de saúde.

Bruna explica que a vedação no pescoço pelo colar hermético, permite gerar uma pressão positiva acima da pressão atmosférica, ao se aplicar oxigênio e ar comprido no interior do equipamento. Além disso, o capacete evita que gotículas do vírus se espalhe pelo ambiente, gerando mais segurança para os profissionais

Projeto Máscara para Todos

O programa que é articulado junto com o Ministério Público, Poder Judiciário, Universidade Federal de Goiás e empresas do setor privado, tem objetivo de proteger a população contra o novo Coronavírus. Essa parceria está distribuindo máscaras para população adulta e jovem de Senador Canedo.

A promotora de justiça Marta Moriya Loyola, titular da 2ª Promotoria de Senador Canedo, explica a importância de parcerias para o benefício da população canedense. “O Ministério Público juntamente com a prefeitura sempre mantem parcerias com os empresários do município. São empresas que se instalaram aqui e querem crescer junto com a cidade. Essas parcerias são importantes, ainda mais nesse momento de pandemia, onde o objetivo é salvar vidas”, afirma a promotora.

A Prefeitura também recebeu da empresa 1000 unidades da máscara do tipo N95/PPF2 por meio do projeto Máscara Para Todos. ”Essa é uma forma de retribuirmos a cidade o quanto somos gratos. Qualquer forma de ajuda é muito importante para nossa população”, conclui a Elaine Prado, diretora da empresa Entre Lagos, doadora do material.

Secretária de Saúde Gercilene Branca / Promotora de Justiça Marta Loyola / Elaine Prado Diretora da Empresa Entre Lagos.


Capacete Respiratório Elmo.

Dir. De comunicação da Prefeitura de Senador Canedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos