Senador Canedo realiza grande Folia de Reis

No período de 10 a 16 próximo, o município de Senador Canedo conta com uma das maiores manifestações culturais do estado e do país. A tradicional comitiva de Folia de Reis estará visitando residências na cidade, e fazendas da região onde, ao som dos instrumentos musicais, os foliões efetuam longas caminhadas levando a "bandeira", um estandarte de madeira ornado com motivos religiosos, à qual tributam especial respeito. A festa tem apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro), por meio de sua unidade local em Senador Canedo, e da prefeitura municipal.
A Saída da folia, no domingo 10, será realizada com uma apresentação às 9 horas da manhã, na casa do Sr. José Bittencourt, à rua Bonsucesso, Qd. 5X, Lt. 03, Jardim de Todos os Santos, em Senador Canedo. A volta dos foliões será feita no sábado, 16, às 17 horas, quando a Folia de Reis faz nova louvação ao divino espírito santo, desta vez na casa da “Dª. Rôxa” (Edelzuita Santos Souza), à rua Pedro Ludovico, Qd. 7, Lt. 8, também em Senador Canedo. Os donativos recebidos durante o trajeto são destinado a essa festa.

Tradição
Conforme a tradição, os personagens que compõem a folia somam doze pessoas, todas trajando roupas bastante coloridas, sendo elas o mestre e o contra-mestre, donos de conhecimentos sobre a manifestação e líderes dos foliões; além do palhaço, dos foliões e dos três reis magos. O palhaço, usando vestimentas coloridas, deve proteger o Menino Jesus confundindo os soldados de Herodes, sendo o seu jeito alegre e descontraído motivo para distração e divertimento dos assistentes. Os foliões, geralmente homens simples e de origem rural, são os participantes da festa, dando exemplo grandioso através de sua cantoria de fé; Por sua vez, os três reis magos fazem uma viagem de esperança, certos de que ela os levará ao encontro de sua estrela. Em Senador Canedo os foliões somam 60 pessoas, todos moradores do município.

Site:O Cidadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos