segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ministro formaliza adesão de 9 municípios goianos ao Pronasci

O ministro da Justiça, Tarso Genro, estará em Goiânia e Anápolis nesta quarta-feira (16) para formalizar a adesão de mais nove municípios de Goiás ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Na capital goiana, Tarso Genro se encontrará com os prefeitos de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. Já em Anápolis estarão presentes os prefeitos de Anápolis, Itumbiara, Porangatu, Inhumas, Rio Verde e Catalão.

A partir desse convênio, as cidades poderão escolher quais projetos preventivos de segurança pública do Pronasci se adequam à sua realidade. O total de recursos destinados a cada município dependerá das propostas apresentadas.

Entre os projetos do Pronasci está o Mulheres da Paz, que capacita lideranças femininas para identificar jovens à beira da criminalidade e encaminhá-los ao Protejo (Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável). Para isso, elas recebem uma bolsa mensal de R$ 190.

Pelo Protejo, os jovens também recebem uma bolsa mensal (R$ 100) e participam de atividades profissionalizantes, esportivas e culturais.

Em Goiás, 10 municípios já estão no Pronasci: Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Planaltina, Valparaíso de Goiás, Formosa, Cidade Ocidental, Pirenópolis, Cristalina e Aparecida de Goiás.

Segurança com Cidadania

Diferente de outros programas de segurança pública, o Pronasci prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência sem abrir mão da repressão para enfrentar a criminalidade. São mais de 90 ações preventivas e repressivas que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade.

O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 112 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Site:O Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário