quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Senador Canedo cresce 45,95%

As estimativas divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Aparecida de Goiânia ultrapassou a marca dos 500 mil habitantes em 2009. Comparada a 2000, o número de habitantes cresceu 51,83%, o que corresponde a mais de 174,4 mil pessoas. A explosão demográfica experimentada pela cidade é resultado, principalmente, do fluxo migratório que parte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil para o Entorno da capital de Goiás.

“Aparecida é a terceira cidade que mais cresce no País”, afirma o economista Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, secretário da Fazenda do município. Assim como Aparecida, outros municípios da Região Metropolitana de Goiânia experimentaram crescimento bem acima da média desde 2000, como é o caso de Senador Canedo (45,95%) e Trindade (28,87%), que é a oitava mais populosa do Estado, segundo o IBGE.

Além do Entorno de Goiânia, é o Entorno do Distrito Federal que atrai elevado contingente populacional. Os principais exemplos são os municípios de Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso e Formosa (veja quadro).

O avanço da população faz crescer a demanda por serviços e representa um desafio a mais para a administração local. A infraestrutura viária, de saneamento, saúde, habitação e transporte, obviamente, não cresce na mesma proporção e com a mesma velocidade que o número de habitantes. “Cabe ao município equacionar os investimentos visando melhorar os indicadores socioeconômicos”, ressalta o geógrafo do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG), professor João de Deus.

De acordo com o secretário Carlos Eduardo, o perfil de Aparecida mudou na última década. “O município deixou de ser apenas formador de mão-de-obra para Goiânia, uma cidade dormitório. Aparecida se tornou atrativa para investimentos, melhorando as taxas de empregabilidade.” O crescimento da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), segundo diz, demonstra o dinamismo do comércio local. “A arrecadação cresceu 360% em quatro anos”, cita.

O preço dos terrenos em Aparecida de Goiânia e sua proximidade com a capital, segundo avalia o professor João de Deus, são fatores que contribuíram muito para a explosão demográfica registrada pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário