Senador Canedo cresce 45,95%

As estimativas divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Aparecida de Goiânia ultrapassou a marca dos 500 mil habitantes em 2009. Comparada a 2000, o número de habitantes cresceu 51,83%, o que corresponde a mais de 174,4 mil pessoas. A explosão demográfica experimentada pela cidade é resultado, principalmente, do fluxo migratório que parte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil para o Entorno da capital de Goiás.

“Aparecida é a terceira cidade que mais cresce no País”, afirma o economista Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, secretário da Fazenda do município. Assim como Aparecida, outros municípios da Região Metropolitana de Goiânia experimentaram crescimento bem acima da média desde 2000, como é o caso de Senador Canedo (45,95%) e Trindade (28,87%), que é a oitava mais populosa do Estado, segundo o IBGE.

Além do Entorno de Goiânia, é o Entorno do Distrito Federal que atrai elevado contingente populacional. Os principais exemplos são os municípios de Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso e Formosa (veja quadro).

O avanço da população faz crescer a demanda por serviços e representa um desafio a mais para a administração local. A infraestrutura viária, de saneamento, saúde, habitação e transporte, obviamente, não cresce na mesma proporção e com a mesma velocidade que o número de habitantes. “Cabe ao município equacionar os investimentos visando melhorar os indicadores socioeconômicos”, ressalta o geógrafo do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG), professor João de Deus.

De acordo com o secretário Carlos Eduardo, o perfil de Aparecida mudou na última década. “O município deixou de ser apenas formador de mão-de-obra para Goiânia, uma cidade dormitório. Aparecida se tornou atrativa para investimentos, melhorando as taxas de empregabilidade.” O crescimento da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), segundo diz, demonstra o dinamismo do comércio local. “A arrecadação cresceu 360% em quatro anos”, cita.

O preço dos terrenos em Aparecida de Goiânia e sua proximidade com a capital, segundo avalia o professor João de Deus, são fatores que contribuíram muito para a explosão demográfica registrada pelo município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos