Anatel estabelece regras de portabilidade no pré-pago


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou hoje no Diário Oficial da União (D.O.U.) um despacho da Superintendência de Serviços Privados que estabelece procedimento padronizado às operadoras para a efetivação de pedidos de portabilidade numérica no sistema pré-pago (cartão) - O procedimento vai lidar com os casos de inconsistências cadastrais, a fim de evitar fraudes, até que seja implantado o cadastro único de usuários pré-pagos, que já foi determinado pela agência.

Segundo o despacho, a partir de hoje, os dados cadastrais fornecidos pelo interessado no momento da solicitação da portabilidade junto à prestadora receptora serão considerados válidos pela prestadora doadora mesmo que contenham inconsistências, desde que sejam comprovadas pelo interessado pessoalmente junto à operadora receptora. Da mesma forma, para serem válidos, tanto o número quanto o aparelho do interessado não podem estar impedidos por motivos de fraude, roubo ou extravio. Caso seja detectada fraude ou negativa de atualização do cadastro, as prestadoras continuarão obrigadas a suspender o serviço.

De acordo com a Anatel, as inconsistências nos cadastros impedem que 6% dos pedidos de portabilidade sejam efetivados. A agência atribui o problema principalmente ao comércio informal de aparelhos e números pré-pagos. Outra fonte do problema é a compra de aparelhos pré-pagos como presentes, mas que são mantidos em nome do comprador, e não do usuário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DA HISTORIA DE TÔNICO TOQUEIRO

Motociclista após colidir com caminhão no Bairro Capuava

Prefeitura inicia obra do Monumento das Bençãos